web counter
cristoraul.org " El Vencedor Ediciones"
 

CRISTO RAUL DE YAHWEH E ZION

A CRIAÇÃO DO UNIVERSO SEGUNDO O GÉNESIS . UMA INTRODUÇÃO À COSMOLOGIA DO SÉCULO XXI

 

PARTE OITAVA .

OS NOVOS CÉUS E A NOVA TERRA.

DISTRIBUIÇÃO DA MATÉRIA ASTROFÍSICA NA VIA LÁCTEA

 

E Deus criou as estrelas para separar a luz das trevas,

E colocou-as no firmamento dos céus para separar a luz das trevas...

 

A questão em torno da qual vai girar esta Secção Introdutória tem como tema a distribuição da massa astrofísica nos nossos Céus. Por uma razão simples. Deixem-me explicar.

Parece ser, segundo a CSXX (Cosmologia do Século XX), que os nossos Céus são uma galáxia típica no seio de um Grupo Local formado por uma série de galáxias atípicas, exceptuando o Centro Cosmográfico Local, Andrómeda, e outros corpos com propriedades especificamente galácticas, embora fosse necessário definir o que é típico e atípico na ordem das Galáxias antes de entrar no assunto (VER UNIVERSUM. REGIÃO LOCAL, CRIAÇÃO DE DEUS). No entanto, sem ir para além do Grupo Local, e centrando o pensamento exclusivamente no nosso Sistema Celeste, a Contradição existe. E é ela que está na origem desta Introdução. Defino a sua natureza.

Segundo os Astrónomos dos nossos dias, seguindo assim a moda dos CSXX, os Céus movem-se em torno de um Centro Gravitacional comum. Tão simples, tão direto, tão simples, para quê quebrar a cabeça mais do que o necessário? Quem disse que a cabeça foi feita para pensar? E, no entanto, as Constelações permanecem no Firmamento dos Céus sem oferecerem ou submeterem os seus Ícones a qualquer tipo de variação ao longo das centenas de milénios que passaram desde a sua criação até aos nossos dias. Porquê?

Curiosamente, os criadores das teorias embrionárias que iriam escravizar a astronomia aos seus dogmas cosmológicos não eram astrónomos, mas leigos na ciência da astronomia. O caso mais estranho foi o de Einstein, um ignorante absoluto no domínio da astronomia, dogmatizando a origem e a estrutura do cosmos.

Estava feita a loucura que foi o precursor das grandes catástrofes da guerra. O fenómeno Einstein pode ser comparado à loucura de alguém que nunca pisou as Américas, ou qualquer outro continente, e veio impor ao resto do mundo uma imagem feita na sua cabeça, uma geografia baseada na sua fantasia. Era a Cosmologia do Século XX que a Ciência deu luz verde. Estava feita a ficção científica.

Neste século serão demonstrados vários pontos específicos.

O primeiro e mais importante é o seguinte: a partir do processamento dos dados sobre as constantes físicas das estrelas que compõem cada Constelação, descobre-se a impossibilidade da existência de Constelações a partir do Modelo dos Céus imposto ao mundo pelo CSXX.

Demonstrar-se-á que as velocidades a que se movem cada uma das estrelas e as distâncias de cada uma delas a um mesmo centro comum, neste caso o Sol, desmoronam, sem concessão, qualquer possibilidade de desenvolvimento constelacional tal como o mundo inteiro o conheceu desde os primórdios da Astronomia.

Para que os Ícones Constelacionais existissem nos céus de acordo com a patente do Modelo CSXX, a relação dinâmica entre as estrelas que os compõem e um ponto fixo, neste caso o Sol, as suas velocidades individuais de voo em torno de um centro galáctico comum ( VER A ÁRVORE DAS CONSTELLAÇÕES ) teriam de ser multiplicadas pela diferença entre as suas distâncias ao Sol.

Isto é Física Natural. Quanto maior for a distância ao Sol, dentro da mesma região constelacional, as velocidades de movimento de cada estrela, em relação ao centro da galáxia, teriam de aumentar de acordo com as relações de cada estrela com o Sol, mantendo assim a mesma posição no Tempo e no Espaço dos Céus. Não é o caso, daí a Demência da Astronomia do Século XX.

O Cosmólogo do Século XX exorcizou dos Céus as leis da Física Natural, e erguendo-se como um deus, nativo da eternidade e do infinito, veio escravizar a Astronomia às leis de uma Cosmologia que Ontem pisou as Leis da Atronomia e Hoje tem a sua bota académica no pescoço do Universo segundo os Dados provenientes da Revolução Radio-Astrofísica que vivemos na Época do Hubble e seus irmãos. Esta Família de Radio-Telescópios pulverizou o Universo do Cosmólogo do Século XX.

A Internet colocou os dados em cima da mesa, diante dos nossos olhos. Esse Cosmos limitado no Espaço e no Tempo, uma readaptação do Cosmos Newtoniano à Era Atómica, era um castelo no ar que o Spitzer, o Hubble, o Chandra e a sua Família derrubaram de um só golpe.

E, no entanto, os astrónomos não deram importância. Instalados nesse mundo fantástico de um cosmos supersimples, nascido do ventre de uma vaca védica, aberto à imaginação dos títulos académicos, alienado das leis naturais e entregue à ficção científica de corpo e alma, preferiram viver nas ruínas do seu castelo einsteiniano a tentar construir um Novo Edifício Universal assente no Data Plate que a Radioastronomia lhes colocou nas mãos.

Não estudaram para fazer Astronomia. Compraram um diploma para serem escravos ao serviço das Empresas Militares e Civis de Telecomunicações por Satélite. O leigo fica cego com imagens photoshopadas, notícias sobre planetas que ninguém vê e mundos que ninguém toca, e tudo na mesma. Porque o leigo tem de ser mantido na ociosidade de quem adora um burro voador.

E contando com a mediocridade de espírito da astronomia do século XX, os cosmólogos prepararam-se para reconstruir o seu castelo no ar, desta vez utilizando as novas ferramentas que a física atómica pôs ao seu serviço, entre elas a que regula as relações entre os corpos atómicos: a mecânica quântica.

O resultado não poderia ser outro senão a excomunhão do Templo da Astronomia de qualquer movimento interno tendente à reivindicação da Estrutura Celeste segundo o processamento dos Dados acumulados durante a Revolução Rádio-Astronómica das duas últimas décadas do Século XX e da primeira década do Século XXI. Estes Dados negam o Modelo do Universo dos Céus que o CSXX implantou nas Universidades e fez do Astrónomo o Merlim Louco da Era Atómica.

Até um idiota vê que o Céu de CSXX era uma fraude colossal, uma monstruosidade fundamentalista nascida na Jihad que o Ateísmo Científico declarou sobre o Cristianismo no Século XIX. A demonstração da natureza de uma tal Loucura, a Via Láctea como uma Galáxia do tipo CSXX, emerge do rastreio dos Dados que a viagem de Constelação em Constelação, constelação a constelação, traz para a mesa.

Juntando as Listas da Massa Cumulus Globular e da Massa Cumulus Aberta que formam as Constelações, o produto final desenha no Espaço e no Tempo uns Céus cuja descrição se pode traduzir na existência de uma Pérola Astrofísica aberta num hemisfério ao Universo Local, e no outro hemisfério aberta ao Campo das Galáxias; Pérola enlaçada nas suas extremidades a esses dois braços de Cumulus Abertos a que a Massa Globular vem dar a Solidez do seu Escudo, escudo esse que se comporta como Fornalha de desintegração da Massa nebular que do Mundo das Galáxias se precipita para os nossos Céus.

É óbvio que só saltando de constelação em constelação e estudando a sua massa a partir de dados astronómicos clássicos é que se pode compreender a gigantesca fraude em que a Astronomia do Século XX se afundou e pretende agora legar ao Século XXI, sem parar para pensar, sob qualquer conceito, que a sobrevivência e a existência bem sucedida da vida depende da natureza da informação que é administrada ao indivíduo e à espécie. Uma informação falsa sobre a realidade implica um movimento de auto-destruição, individual ou da espécie, que no caso da vida inteligente conduz à Guerra como autoestrada para esse suicídio universal.

Para desmontar todo o edifício de loucos suicidas que CSXX e a Astronomia da Era Atómica implantaram no cérebro da nossa espécie é necessário todo o desperdício de esforço de que todos dispomos, e como alguém tem de ser o primeiro a remover o primeiro fundamental, aqui vou eu.

A segunda coisa a ser demonstrada decorre desta primeira, a saber, o Ateísmo Científico é uma neurose do intelecto. O Ateu é um neurótico compulsivo, o pior de todos, aquele suicida que convence o bombeiro a segui-lo na sua aventura de morte, do doente que convence o médico da necessidade de transmitir a sua doença antes de proceder à sua cura.

Quem não se lembra dos loucos arqui-perigosos do início do século XX elevando a Guerra, a manifestação diabólica mais grotesca e infernal que se pode imaginar e viver, ao estatuto de Instrumento Sagrado da Evolução da espécie? Duas Guerras Mundiais foram necessárias para calar as suas bocas.

Mas o Louco não fez mais do que desviar a sua loucura para um novo fim, mais diabólico e perverso, a raça Atómica, os Transgénicos e a Clonagem.

Desgraça sobre desgraça não é que os cosmólogos tenham feito do CSXX o Templo do mais feroz Ateísmo Anticristão, o mal foi que os astrónomos se curvaram à fama dos mortos e se dedicaram a cultivar flores no cemitério dos deuses da Era Atómica.

É bom que os Astrónomos sirvam a Tecnologia das Telecomunicações como meio de subsistência, mas seria melhor que, sem se privarem desse salário, não traíssem o espírito da Astronomia.

Sendo o CSXX o templo de um Ateísmo Científico que, pela sua Falsa Visão do Universo, cultiva no homem a sua ruína, não é preciso sublinhar a necessidade de desmontar os seus alicerces até ao completo desmoronamento do edifício dos Antigos Céus, sobre quem quer que caia o seu teto.

Os princípios da Vitória da Vida no Universo e a Informação que o Indivíduo e a Espécie adquirem sobre o Universo em que vivem é o Caminho para o seu Crescimento no Espaço e no Tempo. Como o pai da Etologia já demonstrou, e mesmo um ignorante é capaz de relacionar a mentira com a destruição, uma falsa imagem do habitat em que um indivíduo se move destrói a sua capacidade de se adaptar às mudanças dinâmicas do seu universo de acordo com a duração dessa informação na sua espécie.

A Cosmologia de CSXX está morta, mas por conveniência académica da geopolítica governamental é mantida viva no seu caixão pelo culto das universidades aos deuses da religião dos números. Einstein é um cadáver fedorento!

O trabalho que este século tem pela frente é espantoso. A montanha de falsidades que impõe a sua ideologia a todo o sistema pedagógico internacional é um monstro cuja fome de carne humana nunca cessa e cuja sede de sangue nunca é saciada. Duas guerras mundiais, um massacre de centenas de milhões de seres humanos na segunda parte do século XX, apaziguaram durante algum tempo esse apetite infernal.

Mas o monstro do ateísmo científico despertou. Exige um novo sacrifício. Como alimentá-lo neste Século em que a Guerra Mundial é inoperante devido às suas consequências de destruição absoluta de toda a Vida na Terra? Como levar ao Matadouro as centenas de milhões de vidas exigidas por esse Monstro Infernal, sem provocar a Aniquilação do próprio Templo Global e dos seus adoradores?

A experiência na Ciência do Bem e do Mal é ampla nos círculos dos Poderes nascidos da ambição de Caim de se erguer como rei do Mundo. O Monstro nascido da sua ambição alimenta-se de carne e sangue humanos há milénios. Encontra sempre uma forma de sobreviver. Chegou então a altura de se devorar a si próprio e de nos libertar para vermos com os olhos da Inteligência a verdadeira Imagem do Universo em que a Vida foi criada, para que a Humanidade possa finalmente olhar face a face para o seu Criador.

Resta, então, reconfigurar a Estrutura dos Céus dentro da Região Local e contra o Campo das Galáxias exteriores, através de uma imagem proveniente dos Dados Universais. Uma vez processados estes Dados, que qualquer pessoa pode processar abrindo os portais das várias Agências Espaciais, a Imagem da Distribuição da Matéria Astrofísica que dá corpo ao nosso Universo, a Via Láctea, é esta:

 

 

Os Dados dizem-nos que o Firmamento das Constelações forma uma Pérola Macromolecular Astrofísica com dois Hemisférios bem definidos, um aberto para a Região Local, e outro aberto para o Campo Cósmico de onde são lançadas sobre os Céus as Nuvens de Matéria Flutuante entre as Galáxias. Notamos que a Massa dos Aglomerados Estelares Abertos e Globulares está situada neste Hemisfério Cósmico. É também nesse Hemisfério que se ergue a Muralha de Estrelas em campo fechado contra a qual essas Nuvens se chocam.

O produto deste encontro entre as Grandes Fornalhas Estelares e os Ciclones de Matéria Flutuante que sopram entre as Galáxias do Cosmos chama-se Nebulosa. Independentemente da beleza para os nossos olhos produzida por este jogo de forças, o produto que vemos é o resultado final da Combustão destes Ciclones nas Fogueiras dos Aglomerados Globulares e Estelares Abertos, cujo produto são também as Nuvens Moleculares ou espaços escuros entre as estrelas.

A Imagem acima diz-nos o que existe:

A Pérola das Constelações tem entre 2.000 e 5.000 mil anos-luz de diâmetro. (Independentemente da deslocação de alguns grandes sistemas estelares múltiplos, não cumulativos, até dez mil e da integração de alguns aglomerados estelares abertos que actuam como forças de coesão entre o Edifício Constelacional e a Primeira Muralha Estelar). (Idem, sem prejuízo da coesão entre esta Primeira Muralha Estelar Exterior e a Grande Muralha dos Aglomerados Globulares que estendem a sua Área até 10o.000 anos-luz. Isto é o que se pode ver na Imagem que tenho na mão; e aqui está outra, em apoio, configurada pelos astrónomos, aqui está:

 

 

De acordo com o que foi visto, entende-se que a Grande Massa do nosso Universo está concentrada no Hemisfério Cósmico. O outro Hemisfério está voltado para o Coração da Criação Local, ou Região Local ou Grupo Local, cujo Centro Cósmico Absoluto é Andrómeda, ou Messier 31.

Nas três secções desta página :

CATÁLOGOS,

NEBULOSAS, (WEB DE NEBULOSAS)

CONSTELAÇÕES,

REGIÃO LOCAL (UNIVERSUM)

GALÁXIAS,

LISTA DE AGLOMERADOS GLOBULARES, (STARWEB)

LISTA DE AGLOMERADOS ESTELARES ABERTOS, (STARWEB)

no primeiro: recolhi os dados da massa astrofísica segundo as suas constelações, de onde se vê esta distribuição da massa no grande hemisfério cósmico.

No segundo, abrem-se os olhos para a Beleza do Mundo das Nebulosas, produto do jogo de forças suscitado pelo nosso Criador.

E na terceira: um olhar para o que se vê do Hemisfério de Andrómeda, para lhe chamar de uma forma mais direta, levantando a cabeça para onde se vê com os olhos da cara as duas Irmãs de Magalhães, a 200.000 anos-luz de nós, e as duas Irmãs de Magalhães, a 200.000 anos-luz de nós. 000 anos-luz de distância de nós, e a própria Andrómeda, M31, o Coração da Criação, a 3 milhões de anos-luz de distância, de onde se pode ver a diferença entre os dois hemisférios, uma diferença que destrói a imagem fictícia do nosso Universo como uma galáxia de tipo cósmico, uma imagem fictícia que nasceu na cabeça de pensadores ignorantes em astronomia, como Einsten, cujos olhos nunca olharam para um telescópio e em cuja mesa nunca foi instalado o Data que temos na nossa.

Este fenómeno, um grupo de ignorantes que impõe a sua falsa conceção do Universo aos verdadeiros astrónomos, é assunto para outra página. Passemos agora aos factos.

 

SECÇÃO UM Esta é a distribuição da massa astrofísica cumulus: abertos e globulares: Ver-se-á que o número de Constelações, cerca de 80, e o número em que os aglomerados abertos estão alojados nas suas regiões são dois mundos diferentes. Essa imagem de um disco em que a massa estelar se distribui na abóbada do céu de maneira mais ou menos uniforme para dar prazer ao ídolo CSXX é uma entelequia. Há muitas questões a abordar, sempre a partir da Física Natural do Universo, entre as quais os fenómenos das Estrelas Fantasmas, mas deixo-as para o meu livro ASTRONOMIA DE YAVE).

 

 

 

 

 

SECÇÃO UM

 

LISTA DE AGLOMERADOS GLOBULARES (GCL)

 

Aqui está a lista de aglomerados globulares nos seus lugares nos céus. O seu número é de cerca de duzentos. Abaixo está o mapa das Constelações, onde podemos ver claramente a concentração de aglomerados globulares em três regiões muito específicas. Com base neste facto, as questões associadas a este fenómeno de concentração de massa estelar em três regiões muito específicas ultrapassam o número de dedos das mãos. Com o tempo, ultrapassaremos estes limites e colocaremos as principais questões no seu verdadeiro contexto astronómico. Não esqueçamos que a imagem da Via Láctea foi delineada por homens cegos, homens que, sem terem podido usufruir da liberdade de que gozamos graças à resolução radioastronómica da segunda metade do século XX, delinearam um arquétipo galáctico no escuro, um arquétipo que hoje não tem mais valor do que o balbuciar gracioso de um rapazinho aos ouvidos dos pais. Mas quem não sabe nada acredita em tudo... Daí a importância de pôr em cima da mesa todos os dados reais a que os nossos olhos astronómicos, o Hubble e os seus irmãos tecnológicos, nos deram livre acesso. Em muitos casos, a beleza da imagem faz-nos esquecer a necessidade de entrar na sua existência, de descobrir a sua natureza, de compreender qual é a função desses gigantes contra cujos escudos se chocam as correntes de poeira e de matéria cósmica que, viajando através das galáxias, vêm invadir as fronteiras dos edifícios astrofísicos com as suas tempestades de matéria, irrompendo nas regiões estelares com a força de hordas de destruidores bárbaros, atacando em massa uma população desprotegida. Este não é o caso das Criações Astrofísicas de Deus. Os aglomerados servem ao seu Criador atuando como muralhas gravitacionais contra cujas cristas se parte a ofensiva, deixando o resto da poeira cósmica que, no seu encontro com as estrelas dos céus, produz aquelas astrofotos de tão impressionante beleza, conhecidas por todos os admiradores da Criação como Nebulosas... Não saber da existência e distribuição nos Céus da Via Láctea desses Guerreiros Invencíveis, com seus escudos indestrutíveis protegendo a Criação da Vida, "Separação da Luz das Trevas por meio de" é, sem dúvida, viver a amputação da Inteligência sem limites para crescer e crescer em que fomos criados. Vai para o Senhor Criador dos 200 esta Secção, na esperança de que outras mais belas tomem o testemunho da minha admiração sem limites pela Sua Sabedoria e Omnisciência, Omnipotência e Poder Todo-Poderoso.

Eis a Distribuição dos Aglomerados Globulares segundo os Dados Astronómicos

 

E aqui o lugar do Sol dentro do Disco da Via Láctea, posicionamento que uma vez introduzido na Árvore das Constelações derruba o Arquétipo da Galáxia atribuído aos nossos Céus pela Ignorância nascida nesse Ateísmo Científico que conformou a análise dos Dados a partir de uma cegueira alienante de toda a informação que rompesse esse protótipo herdado do Século XX, esse, na sua opinião, maravilhoso século das Guerras Mundiais e do Ataque da Era Atómica à Biosfera, minúcias que não vale a pena mencionar, pois o que são o Homem e a Terra no seio do infinito?

 

 

 

Dividi a Distúrbio de Massa nos Céus em três secções. Nesta, a Primeira, trata-se de colocar os Duzentos nos seus lugares. Na Segunda Secção, veremos as suas distâncias e, na Terceira, pensando nos neófitos que ainda não sabem distinguir entre aglomerado estelar aberto e aglomerado globular leitoso, vamos conhecê-los, por assim dizer, por procuração.

No que diz respeito a esta secção, vale a pena mencionar mais uma vez a região bem definida que os Aglomerados Globulares ocupam no Edifício Astrofísico. Completando o Olhar sobre o Mundo das Constelações a necessidade de nos centrarmos na localização dos Aglomerados Globulares que constituem o Edifício Astrofísico que habitamos, observamos que a Recriação do Edifício dos Céus tal como existe na Região Local e a Imagem do CSXX na Via Láctea são dois universos sem praticamente qualquer ligação entre si. O Medo da Liberdade dos Astrónomos é tal que se recusam a abrir os olhos para não se verem em guerra aberta contra a Cosmologia em que foram educados pela Religião do Ateísmo Científico das Universidades do Século XX. Os Dados, no entanto, não mentem. A Distribuição Astrofísica da Massa nos Céus do nosso Firmamento e a Imagem arquetípica do CSXX são tão irmãs como a Ciência e a Ficção: ao nível da Literatura que mata o tempo, a Ficção irmana-se com a Ciência para abrir sepulturas em cemitérios inéditos, produtos da imaginação dos amantes da glória efémera de uma noite de verão sem primavera, sem outono e sem inverno; mas ao nível da Ciência, a Ficção é inimiga não só da Verdade, mas também da Humanidade, tanto no Espaço como no Tempo. A conjugação da Distribuição de Massa astrofísica a partir do Conhecimento da localização dos Aglomerados Gobulares em torno de uma Zona Precisa dos Céus, além da Abertura do Mundo Constelar à Região Local, determina uma Nova Estelogia Celeste inimiga daquela Imagem para cegos representada por aquela Via Láctea em espiral concêntrica achatada com um bolbo central maciço. Quando à Zona de Colocação dos Aglomerados Globulares se junta a massa astrofísica dos Aglomerados Abertos, essa Imagem para Cegos dissolve-se como o castelo no ar que foi, com a sua visão alucinogénia a dirigir as gerações suicidas do século XX para o campo das guerras mundiais e dos constantes genocídios que fizeram do seu tempo o inferno a que a Raça Humana nunca mais voltará, e ao qual a Raça Humana está condenada a regressar por efeito da persistência da Falsidade da Informação que recebe daqueles que têm o Dever de abrir para a nossa História Universal uma estrada para o Futuro num terreno que seja um reflexo real e verdadeiro do Universo em que a Raça Humana existe, é e vive. Como o reflexo projetado pelo CSXX sobre a Mente da Raça Humana é uma estrada para o inferno, a Necessidade irrompe no domínio do Dever para abrir o julgamento contra aqueles que, fechando os olhos à lição da História, procuram repetir os mesmos erros dos seus antecessores. É bom, portanto, olhar bem para os Dados, analisá-los, moldá-los, colocar as conclusões no Espaço real; mas de modo algum colocá-los no da Mente de alguns sábios enlouquecidos pela sua incapacidade de elevar o seu génio ao nível das sandálias do Criador desta Maravilha das maravilhas que é o nosso Universo. Basta de nos maravilharmos com o burro voador de CSXX. Os burros não voam ... exceto para os campos do inferno; e aqueles que conscientemente o obrigam respondem perante Deus e os homens por Crime contra a Humanidade.

Tendo já sido demonstrada a Relação Teleonómica entre Conhecimento e Comportamento na Vida Inteligente, fechar os olhos aos efeitos que a Falsa Informação sobre o Espaço exerce sobre um Mundo que depende desse Conhecimento para avançar no Tempo é, sem dúvida, declarar-se Inimigo da Morte desse Mundo. No espaço de tempo ocupado por este século, será dada à Astronomia a oportunidade de se levantar contra a Cosmologia do Século XX ou de se declarar, sem concessão à Verdade, a Inimiga da Humanidade. É bom, então, que, em apoio à Introdução à Cosmologia do Século XXI, estas 3 secções dedicadas aos Aglomerados Globulares despertem os olhos adormecidos para a Verdadeira Imagem do Universo em que todos vivemos e dentro do qual o Homem foi criado e deve ainda viver a sua Existência durante os séculos que o Criador do Céu e da Terra determinar no Seu Amor pela Humanidade.

 

Os 200 CGVLs de acordo com as suas distâncias ao Sol

 

GC/CG

NGC

 

 

Dist.

Const.

GCL 41

NGC6121

Bennett 75 

Messier 4

 

7.200

Escorpio

GCL 74

NGC6397

Bennett 98

Caldwell 86

 

7.500

Ara

GCL 87

NGC 6544

Cr 366

Melotte 192

OCL 17

8.800

Sagittarius

GCL 99

NGC 6656

Bennett 114 

Messier 22

10.400

Sagittarius

GCL 66

NGC 6362

Bennett 95 

 

 

11.700

Ophiuchus

GCL 65

NGC 6366

 

 

 

12.000

Ophiuchus

GCL 108

NGC 6752

Bennett 121

 

13.000

Pavo

GCL 115

NGC 6838

Messier 71

13.000

Sagitta

 

 

ESO 37-1 E3

 

 

14.000

Camaleón

GCL 49

NGC 6254

Bennett83

Messier 10

14.400

Ophiuchus

GCL 1

NGC 104

Bennett 2

Caldwell106

14.700

Tucana

GCL 46

NGC 6218

Messier 12

16.000

Ophiuchus

GCL90

 ESO 522-1

Terzan 12

 

16.000

Sagittarius

GCL 15

NGC 3201

Bennett 44

Caldwell 7

 

16.300

Vela

GCL 107

NGC6749

Berkeley42

 

16.300

Aquila

GCL 113

NGC6809

Bennet122

Messier 55

 

16.600

Sagittarius

GCL 24

NGC5139

Bennett 61

Caldwell 80

 

17.300

Centaurus

GCL 90

 

Palomar 7

 IC 1276

 

17.600

Serpens

GCL94

NGC6626

Bennett110

Messier 28

 

18.300

Sagittarius

GCL64

NGC6352

Bennett 94

Caldwell81

 

18.600

Ara

GCL19

NGC4372

Bennett50

Caldwell108

 

18.900

Musca

 

 

Terzan10

 

 

19.000

Sagittarius

GCL111

 

Palomar 10

 

 

19.200

Sagittae

GCL88

NGC6553

 Bennett105

 

 

19.600

Sagittarius

GCL56

NGC6304

Bennett 90 

 

 

19.600

Ophiuchus

 

 

Terzan 1

 

 

20.000

 

GCL44

NGC6171

Bennett79

Messier 107

 

20.900

Ophiuchus

GCL21

NGC 4833

 Bennett 56

Caldwell 106

21.200

Musca

GCL45

NGC6205

Messier 13

 

22.000

Hercules

 

 

Djorg 2

 

 

22.000

Djorg 2

GCL83

NGC6535

 

 

 

22.200

Serpens

GCL51

NGC6266

Bennett85

Messier 62

22.500

Ophiuchus

GCL103

NGC6712

Melotte215 

22.500

Scutum

GCL86

NGC6541

 

 

22.800

CoronaAustralis

 

 

Terzan 3

 

24.000

Scorpius

GCL75

 

Palomar 6

 

 

19.000 

Ophiuchus

GCL89

NGC6558

Melotte194

24.100

Sagittarius

GCL105

NGC6717

Palomar 9

Collinder395

24.100

Sagittarius

GCL109

NGC6760

Melotte219

24.100

Aquila

GCL34

NGC5904

Messier 5

24.500

Serpens

GCL35

NGC5927

Bennett 69

 

 

24.800

Lupus

 

 

ESO452SC11

 

25.000

Scorpius

 

 

Terzan 5 Terzan 11

 

25.000

Sagittarius

 

 

Terzan 9

 

 

25.000

Sagittarius

GCL82

NGC6522

 Bennett101

 

 

25.400

Sagittarius

GCL84

NGC6528

 Bennett102

 

 

25.800

Sagittarius

GCL93

NGC6624

 Bennett109

 

 

25.800

Sagittarius

GCL60

NGC6333

Bennett 92

Messier 9

25.800

Ophiuchus

 

 

Ton 2  

Pismis 26 

 

26.000

Pismis 26 

GCL58

NGC6325

 

 

 

26.100

Ophiuchus

GCL122

NGC7099

Bennett 128

Messier 30

26.100

Capricornus

GCL59

NGC6341

Messier 92

26.700

Hercules

 

 

UKS 1

 

 

27.000

Sagittarius

GCL77

NGC6440

Bennett 98A 

 

 

27.400

Sagittarius

GCL97

NGC6642

Cr 381

OCL29

Melotte203

27.400

Sagittarius

GCL85

NGC6539

 

 

 

27.400

Serpens

GCL42

NGC6144

Bennett77 

Messier 4

 

27.700

Scorpius

GCL3

NGC362

Bennett 7

Caldwell104

 

27.700

Tucana

GCL52

NGC6273

Bennett 86

Messier 19

28.000

Ophiuchus

GCL61

NGC6342

 

 

 

28.000

Ophiuchus

 

 

Terzan 2

HP 3

 

28.000

Scorpius

GCL106

NGC6723

Bennet119

Dunlop 573

 

28.400

Sagittarius

GCL2

NGC288  

Bennett5

 Melotte 3

 

28.700

Sculptor

GCL55

NGC6293

Bennett 89

 

 

28.700

Ophiuchus

GCL101

NGC6681

Bennett115

Messier 70

29.400

Sagittarius

GCL96

NGC6637

Bennett112

Messier 69

29.700

Sagittarius

 

NGC6256

vdB-Ha 208

 

30.000

Scorpius

 

 

Terzan 4

HP 4

 

30.000

Scorpius

GCL54

NGC6287

Bennett88

 

 

30.300

Ophiuchus

GCL72

NGC6402

Bennett 97

Messier 14

30.300

Ophiuchus

GCL63

NGC6355

 

 

 

31.000

Ophiuchus

 

 

Terzan 6

HP 5

 

31.000

Scorpius

GCL95

NGC6638

Bennett111

 

 

31.200

Sagittarius

GCL79

NGC6453

 

 

 

31.300

Scorpius

GCL13

NGC2808

 

 

 

31.200

Carina

GCL39

NGC6093

Bennett 73

Messier 80

32.600

Scorpius

GCL70

NGC6388

Bennett96

 

 

32.600

Scorpius

GCL43

NGC6139

Bennett78

 

 

32.900

Scorpius

GCL98

NGC6652

Bennett113 

 

 

32.900

Sagittarius

GCL110

NGC6779

Messier 56

32.900

Lyra

GCL20

NGC4590

Bennett51

Messier 68

33.300

Hydra

GCL120

NGC7078

Messier 15

33.600

Pegasus

GCL25

NGC5272

 

Messier 3

33.900

CanesVenatici

GCL37

NGC5986

Bennett70

 

 

33.900

Lupus

 

 

Liller 1 

 

 

34.000 

Scorpius

GCL73

NGC6401

 

 

 

34.200

Ophiuchus

GCL36

NGC5946

 

 

IC 4550

34.600

Norma

GCL11

NGC2298

Bennett37

 

 

34.900

Puppis

GCL68

NGC6380

 

 

Ton 1

34.900

Scorpius

GCL91

NGC6569

Bennett106

 

 

34.900

Sagittarius

GCL81

NGC6517

 

 

 

35.200

Ophiuchus

GCL57

NGC6316

Bennett 91 

 

 

35.900

Ophiuchus

 

 

Palomar1

 

 

±37.000

Cepheus

GCL26

NGC5286

Dunlop388

 

 

35.900

Centaurus

GCL48

NGC6235

 

 

 

37.200

Ophiuchus

GCL80

NGC6496

 

 

 

37.500

Scorpius

GCL121

NGC7089

 

Messier 2

37.500

Aquarius

GCL78

NGC6441

 

 

 

38.100

Scorpius

GCL9

NGC1851

Dunlop508

 

 

39.500

Columba

GCL33

NGC5897

 

 

 

40.400

Libra

 

 

Palomar 8

 

 

42.000

Sagittarius  

GCL114

 

Palomar 11

 

 

42.400

Aquila

GCL10

NGC1904

 

Messier 79

42.100

Lepus

GCL92

NGC6584

Dunlop 376

 

 

43.700

Telescopium

 

 

BH 176

 

 

47.000

Norma

GCL62

NGC6356

Bennett 93

 

 

49.600

Ophiuchus

GCL40

NGC6101

 

 

 

49.900

Apus

GCL53

NGC6284

Bennett 87

 

 

49.900

Ophiuchus

GCL117

NGC6934

 

51.200

Delphinus

GCL27

NGC5466

 

 

 

51.800

Bootes

GCL23

NGC5053

 

 

 

53.500

ComaBerenices

GCL5

NGC1261

 

 

 

53.500

Horologium

GCL8

NGC1841

 

 

 

 

Mensa

GCL118

NGC6981

 

Messier 72

 

55.400

Aquarius

GCL22

NGC5024

 

Messier 53

58.000

ComaBerenices

GCL30

 

 

 

IC 4499

61.600

Apus

GCL123

 

Palomar 12

 

 

62.000

Capricorn

GCL18

NGC4147

 

 

 

62.900

Coma Berenices

GCL116

NGC6864

Messier 75

67.500

Sagittarius

GCL76

NGC6426

Cr346 

 

 

67.500

Ophiuchus

 

 

Ruprecht106

 

69.100

Centaurus

 

 

Palomar 5

 

 

76.000  

Serpens 

 

 

Terzan 7

 

 

76.000

Sagittarius

 

 

 

IC 1257

82.000

Ophiuchus

GCL28

NGC5634

Bennett66

 

 

82.200

Virgo

GCL125

NGC7492

Melotte242

84.100

Aquarius

 

 

Terzan 8

 

 

85.000

Sagittarius

 

 

Palomar 13

 

 

88.000

Pegasus

GCL104

NGC6715

Messier 54

88.700

Sagittarius

 

 

Palomar2

 

 

90.000

Auriga

 

 

Arp 2

 

 

93.000

Sagittarius

 

 

AM 4

 

 

98.000

Hydra

GCL47

NGC6229

 

 

 

99.100

Hercules

GCL31

NGC5824

Bennett67

 

 

104.400

Lupus

GCL29

NGC5694

 

Caldwell66

 

113.200

Hydra

 

 

Pyxis

 

 

129.400

Pyxis

GCL119

NGC7006

Caldwell42

 

135.400

Delphinus

 

 

Palomar 15

 

145.500

Ophiuchus

No pertenecen a la Vía Láctea

 

 

Palomar 14

 

241.000

Hercules

GCL12

NGC2419

 

 

 

274.600

Lynx

 

 

Eridanus

 

 

294.200

Eridanus

 

 

Palomar3

Sextans C

 

302.300

Sextans

 

 

Palomar4

UrsaMajor

 

356.200

Ursa Major

 

 

AM 1, E 1

 

 

397.600

Horologium

 

LISTA DE AGLOMERADOS ESTELARES ABERTOS DE ACORDO COM AS CONSTELAÇÕES

 

CONSTELACION

CG=GC: Aglomerado de estrelas globulares/ Globular Cluster; CA=OC: Aglomerados estelares abertos/Open Cluster

ANDROMEDA

CA NGC 7686, NGC 272, NGC 752, NGC 956 , ARO 58 ,

APUS

(CG) NGC 6101, IC 4499

AQUARIUS

(CG) M 72, M2, NGC 7492,

AQUILA

(CG) NGC 6760 , NGC 6749/Berkeley 42 , GLIMPSAY 1 , Palomar 11
(CA) Berkeley 79 , NGC 6756 , NGC 6709 , NGC 6738, NGC 6755 , Berkeley 43 , Berkeley 45 , Berkeley 80, Berkeley 81 , Berkeley 82 , King 25 , Czernik 39 , Collinder 401

ARA

(CG) NGC6352/Cr 324 , NGC6362 , NGC6397 , ESO280-SC6
(CA) NGC 6208 /Collinder 313 , Lynga 11 , Cr 307, NGC 6253/Melotte 156 , NGC 6204/Collinder 312 , NGC 6200, NGC 6193 , NGC 6188 , NGC 6250 , NGC 6204 , Lynga 12 , Ruprecht 120 , Ruprecht 121 , Westerlund 1, Harvard 13 , Hogg 20, Hogg 21 , IC 4651/Collinder 327/ Melotte169 ,

ARIES

(CA) Dolidze-Dzimselejsvili-1 , Latysev 1

AURIGAE

(CG) Palomar 2,

(CA) NGC 1724, Collinder 62, Czernik 19, NGC 2099, Czernik 22/Basel 4, Berkeley 69, Dolidze 16, King 17, NGC 1798, NGC 1664, Czernik 20, Stock 8, M 36, Czernik 23, NGC 2281, NGC 2192, NGC 1857, Berk 15 , Berkeley 14, NGC 1778, IC 410, IC405, NGC 1893, NGC 1907, IC 417/LBN 804/SH 2-234, NGC1931, Messier 38/NGC 1912 , Berkeley 17 , King 8, NGC 1893, Dolidze 15, NGC 1883, Berkeley 18/king 2, Czernik 21 , NGC 1931/SH2-237 , Berkeley 19 , M 37/ NGC2099 , M 38/NGC1912 , Dolidze 20 , Berkeley 70 , (Neb) Barnard 34 ,

BOOTES

(CG) NGC 5466

JIRAFA

CAMELOPARDALIS

(CA) Berkeley 10, Berkeley 13 , Cr 464, Stock 23 , Cz 14, Cz 17, King 6, NGC 1502, Tom 5, Cr 48 , k 3-94 , ARO 44 NGC 1501 , ARO 211 , ARO212 -LBN 780 SH2-207, K4-47 , ARO 213 , IC 361 ,

CANCER

(CA) NGC 2632/M44, NGC 2682/M67

CANIS MAJOR

(CA) Ru 1, Haffner 8, Ru 10, NGC 2384, Ru 3, Ru 14, Cr 140, Ru 2, Cr 121, Haffner 2, Haffner 6, Berk 76, Ru 6, Haffner 4, Ru 11, Ngc 2367, Ngc 2243, Berk 33, NGC 2374, Ru 15, Ru 19, Ru 18, Ru 12, H-Moffat 6, Ru 16 , NGC 2359, NGC 2360, NGC 2204, Ru 8, Haffner 23, Ru 149, Ru 17, Ru 150, Ru 20, Ru 13, Berk 75, Ru 5, NGC 2345, Berk 25, NGC 2287, NGC 2383, NGC 2362, H- Moffat 7, Cr 132, NGC 2354, Cr 145, Haffner 1 Berk 36 , ARO 5534 , ARO231

CANIS MINORIS

(CA) Do 26, Berk 78, Berk 35, Cz 28

CANIS VENATICI

(CG) Messier 3/NGC 5272 (CA) Upgren 1

CAPRICORNIUS

(CG) M 30/NGC7099, Palomar 12

CARINA

(CG) NGC2808 (CA) NGC 2516 , NGC 3255 , Collinder 232 , Sher 1 , Collinder 240 , Ruprecht 163 , Hogg 11 , Collinder 229 IC 2602 Melotte 102, Collinder 228, Collinder 223 , NGC 3247 , Ruprecht 150, NGC 3228 , Ruprecht 161 , NGC 3324 , Collinder 234, NGC 3532 , Collinder 241 / Trumpler 18, Hogg 12 , Ruprecht 162, Collinder 235 / Trumpler 17, Hogg 7, Collinder 222 / IC2581 , Ruprecht 86, NGC 3114, Ruprecht 89, Hogg 8, Hogg 9, Collinder 227 Melotte 101, NGC 3590 , Hogg 13 , Collinder 243 Trumpler 19 , NGC 3503 , Ruprecht 88 , Ruprecht 90, Collinder 217 Trumpler 12 , Hogg 5, Ruprecht 84, Ruprecht 91, Ruprecht 92, Stock 13, NGC 3603, Collinder 245 IC 2714, NGC 3572 , Collinder 236, Collinder 231 / Trumpler 15 , Collinder 219 Trumpler 13 , Hogg 6 , Westerlund 2, NGC 3293 Collinder 224 Melotte 100 , Collinder 230 Trumpler 14 , NGC 3496 Collinder 237, Hogg 10, Collinder 246 Melotte 105

CASSIOPEIA

(GC) NGC 104 Melotte 1

(CA) NGC 1o3 Collinder 1, NGC 110 , NGC 129 Collinder 2 , NGC 133 Collinder 3 , NGC 136 Collinder 4 , NGC 146 Collinder 5 , NGC 189 Collinder 462 , NGC 225 , NGC 281 , NGC 366 , NGC 381 , NGC 433 , NGC 457 , NGC 559 , NGC 581 , NGC 609 , NGC 637 , NGC 654 , NGC 657 , NGC 659 , NGC 663 , NGC 743 , NGC 886 , NGC 1027 Collinder 30 , NGC 4346, NGC 7081, NGC 7654 , NGC 7788 & NGC 7790, NGC 7789 , , MWSC 3 , MWSC 16 , MWSC 18 , MWSC 19 , MWSC 24 , MWSC 25 , MWSC 27 , Stock 2, Stock 3 , Stock 5 , Stock 11 , Stock 12 , Stock 17, Stock 18 , Stock 19, Stock 20 , Stock 21, Berkeley 1, Berkeley 2 , Berk 3 , Berk 4 , Berk 5 , Berk 6 , Berk 7 , Berk 8 , Berk 58, Berkeley 59 , Berkeley 60 , Berk 61 , Berk 62 , Berk 63 , Berk 64 , Berk 65, Berk 66 , Berk 103 , Berkeley 104 , Berk 120,, Czernik 1 , Cz 2, Cz 3, Cz 4 , Cz 5 , Cz 6, Cz 7 , Cz 9, , Cz 11, Cz 13, Cz 19, Cz 43, Cz 44, Czernik 45 ,king 13 , Alessi 20 , Jucher-Saloranta 1 , MWSC 31 , MWSC 32 , MWSC 33 , MWSC 36 , MWSC 37, MWSC 42 , MWSC 44, MWSC 46 , Mayer 1, Do 12, Dolidze 13 , Dolidze 46, Tom 3 , Tom 4, Biur 4 , King 1 , King 2 , King 4, King 12 , King 15 , King 16 , King 20, King 21, Cr 15 , Cr 25 Mel 15 , Tombaugh 4 , Cr 26, Cr 32 , Cr 33 , Cr 34 , Cr 36, Cr 463, Harvard 21, (NEB) NGC 281 Sh2-184 , Sh2-162 , Sh2-157 , SH 1-118 , ARO 98 , ARO 199, ARO 18 , Sh2-176 , ARO 201 , ARO 202 ABELL 2 , K3-90 , SH2-188 , ARO 91 IC 1747 , K 3-91 , K3-92 , ARO 204 SH2-189 ABELL 3 , K3-93 ,PN HFG 1, HFG 1-ABELL 6 , ARO 86 IC 289 , LBN 590, IC63 & IC59 Sh2-185 , Cederblad 4a , IC 1797 LBN 645 ,

CENTAURUS

(CG) NGC5139, NGC5286, Ruprecht 106

(CA) NGC 3680, Ruprecht 96, Cr 274, NGC 5381, NGC 5460, Ru 164, NGC 4230, Cr 272, Lynga 2, NGC 5662, Ruprecht 167, NGC 5168, Ruprecht 106, Ruprecht 94,, NGC 3766, NGC 4852, Pismis 18, NGC 5617, Cr 283, Ruprecht 108, Stock 16, NGC 3960, Cr 249, NGC 5120, Cr 275, Pismis 19, Ru 95, Cr 271, NGC 5281, NGC 5606, IC 2948, Basel 19, NGC 5316, Hogg 17, Ruprecht 111, Lynga 1, NGC 5138, Stock 14 , IC 2944 ,

CEPHEUS

(CG) Palomar 1,

(CA) NGC 6939, NGC 7261, NGC 7281, NGC 7243, Berk 100, Berk 101, King 18, , Berk 92, Collinder 439, Berk 93, King 10, Berk 99, NGC 7226(Cr446), NGC 7129 & NGC 7142, NGC 7429, King 11, NGC 7762, NGC 7419, Sh2-154, NGC 7235, Berk 94, Berk 95, King 19, Berk 59, NGC 188, Collinder 471, Berk 97, Collinder 427, NGC 7023, NGC 7380, NGC 7510, NGC 7160 , Biurakan 3, NGC 7822 & Sh 2-171, Sh2-135, Sh2-134, NGC 40 , Sh2-155 , Barnard 174 , VDB 149 y VDB 150 (LBN 546), The Jack-o-Lantern Nebula / PIA23403 ,

CETUS

ARO 43 NGC246

CIRCINUS

(CA) Lynga 3 , NGC 5823 , Pismis 20 , NGC 5288 , Ruprecht 110 , Ruprecht 112 , NGC 5715 , Pismis 21

COLUMBA

(CG) NGC1851

COMA BERENICE

(CG) Messier 53/NGC5024 , NGC5053 (CA) Collinder 256 ,

CORONA AUSTRALIS

(CG) NGC6541

CRUX

(CA) Ruprecht 97, NGC 4184, Ruprecht 105, Ruprecht 98, NGC 4337, Collinder 262, NGC 4609, Ru 104, Stock 15, NGC 4052, Collinder 257, Hogg 15, NGC 4755, NGC 4349, Ru 99, Ru 100, Hogg 14, Ru 101, NGC 4439, Ru 103, Hogg 23,

CYGNUS

(CA) NGC 6834 , NGC 6811 , NGC 6819 , NGC 6834North America nebula (NGC 7000)IC 5146 (Cocoon nebula)Pelican Nebula (IC 5070) , IC 1369 , NGC 6842 , NGC 6846 , NGC 6883 , NGC 6910 , NGC 6913 Messier 29 ,  NGC 6990 (Nebulosa del Velo)NGC6995-NGC6992-IC1340NGC 6997 , NGC 7031 , NGC 7039, NGC 7044 , NGC 7062 , NGC 7063 , NGC 7067 , NGC 7082 , NGC 7086 , NGC 7127, NGC 7128 , Biurakan 2, Dolidze 39, Cr 419, Do 11, Berk 49 , Berk 50/IC1310 , Berk 51 , Berk 53 , Berk 54 , Berk 55 , Berk 56 , Berk 84 , Berk 85 , Berk 86 , Berk 88, Berk 89 , Berk 90, Berk 91, Ru 172, Ru 173 , Ru 174 , Ru 175, Roslund 5 , Roslund 7, Roslund 67, Barkhatova 1 , Barkhatova 2, Do 1 , Do 3 , Do 5 , Do 6 (LBN 248), Do 7, Do 8, Do 9 , Do 10, Do 36, Do 37, Do 38 , Do 40, Do 41 , Do 42 , Do 43 , Do 44 , NGC 6910 , Cr 428, Do 45, Do 6, CR 414, , Do-Dz 10 , Do-Dz 11, Cr 421, Cr 470, Cr 432, Cr 418, Biurakan 1

DELPHINUS

(CG) NGC 6934, NGC 7006

DORADO

(CA) NGC 1901

ERIDANUS

ARO 22 NHC 1535 ,

FORNAX

ARO 208 NGC 1360 ,

GEMINIS

(CA) Collinder 80, Collinder 82, Collinder 77, Collinder 81, NGC 2266, Collinder 89, NGC 2331, Berkeley 23, NGC 2304, Berkeley 29, NGC 2420, NGC 2355, NGC 2395

HERCULES

(CG) Messier 13/NGC6205 , NGC6229 , M 92/NGC6341 (CA) Do-Dz 7, Do-Dz 8 , Do-Dz 9 , Do-Dz 5, Do-Dz 6

HOROLOGIUM

(CG) NGC 1261, AM 1

HYDRA

(CG) Messier 68, NGC5694 (CA) NGC 2548/Messier48

LACERTA

(CA) NGC 7209 , NGC 7243 , Collinder 445 , IC 1442 , NGC 7245 , King 9 , NGC 7296 , Berkeley 96, Berkeley 98

LEPUS

(CG) M 79

LIBRA

(CG) NGC 5897

LIRA

(CG) M56 (CA) Iskurzdajan 1, Stephenson 1, NGC 6791 , Messier 57 ,

LUPUS

(CG) NGC 5824 , NGC 5927 , NGC 5986 (CA) NGC 5593 , NGC 5749 , Hogg 18, NGC 5764 , NGC 5822 ..

MONOCEROS

(CA) Collinder 91 , Colinder 92 , Colinder 96 NGC 2236 , Collinder 95 , Collinder 96 , Collinder 97 , Collinder 104 , Collinder 110, Collinder 111, Collinder 105 , Collinder 106 , ,Collinder 107 , Collinder 115 , Collinder 117 , Collinder 465 , Collinder 466, Collinder 467, Dolidze 25, Sh2-284, Sh2-282,Dolidze 24 , Sh2-280, Dolidze 22, Dolidze 24 , Dolidze 25 , Berkeley 24 , Berkeley 26=Biurakan 12 , Berkeley 27=Biurakan 11 , Berkeley 28 -Biurakan 10 , Berkeley 30=Biurakan 9 , Berkeley 31=Biurakan 7 , Berkeley 32=Biurakan 8 , Berkeley 34=Biurakan 13 , Berkeley 37 , Berkeley 39 , Berkeley 73 , Berkeley 74=Ruprecht 4 , Berkeley 77 , NGC 2215 , NGC 2239=NGC244, NGC 2232 , NGC 2244 , NGC 2250 , NGC 2251 , NGC 2252 , NGC 2254 , NGC 2259 , NGC 2262 , NGC 2264 , NGC 2269 , Ngc 2282 , NGC 2286 , NGC 2301, NGC 2302 , NGC 2309 , NGC 2311 , NGC 2316 , NGC 2323= Messier 50 , NGC 2324-Mel 59 , NGC 2335 , NGC 2343 , NGC 2353 , NGC 2368 , Cz 26, ,Sh2-273 Fox Fur Nebula, Harvard 3, Cz 30, Cz 27, Trumpler 5 , VdB 1, IC 2177 - The Seagull Nebula,

MUSCA AUSTRALIS

(CG) NGC 4372, NGC 4833 (CA) NGC 4463, Collinder 261, NGC 4815, Collinder 268 , Ruprecht 107, Collinder 269, Collinder 277

NORMA

(CG) NGC 5946, Lynga 7 (CA) NGC 5925, Ruprecht 114, Ruprecht 116, Hogg 19, MGC 6167, Ruprecht 117, NGC 6087, Ruprecht 113, Lynga 4, Lynga 7, NGC 6115, NGC 6169, Lynga 5, Cr 295, NGC 6152, Cr 292, NGC 6031, Lynga 8, Harvard 9, Cr 299, Ruprecht 119, NGC 6005, NGC 6067, Lynga 9, NGC 5999, Lynga 6, Pismis 23, Ruprecht 115, Pismis 22, Ngc 6134, NGC6164 ,

OCTANS

(CA) Collinder 411/Melotte 227

OPHIUCUS

(CG) M 107, NGC 6284, NGC 6304, NGC 6401, HP 1, M 12, M 19, NGC 6316, NGC 6235, Palomar 6, M 10, NGC 6356, M 9, NGC 6325, NGC 6426, M 62, NGC 6355, NGC 6342, IC 1257, NGC6293, NGC6287, M 14, Palomar 15, NGC 6366 ,
(CA) Dolidze 27, Cr350, NGC 6426, NGC 6355, Cr 359, Cr 349, NGC 6633, Cr331 , Dolidze 27 ,

ORION

(CA) NGC 1663 , NGC 2169 / Collinder 83, Dolidze 19 , Berkeley 20, Berkeley 72 , NGC 2186 , Collinder 70 , Dolidze 17 , Berkeley 21, NGC 1662, Dolidze 21, NGC 2112 / Collinder 76 , Czernik 24, NGC 2194, NGC 1981, Trapezium, NGC 1980, Collinder 74 , NGC 2175 , Do.Dz 2 , Berkeley 22 , Czernik 25 , Collinder 69 (NEB) Barnard 35 ,

PAVO

(CG) NGC 6752

PEGASUS

(CG) M 15, Palomar 13 (CA) NGC 7772

PERSEUS

(CA) Stock 4, NGC 1220, Cr 39, NGC 1624,NGC 1444, NGC 1039/ M 34, NGC 744, Basel 10, King 5, King 7 , NGC 1605, NGC 1582, NGC 1496/Collinder 44, Czernik 15, NGC 869/ Collinder 24 / Melotte 24, NGC 884, NGC 1528 , Ru 148 / Basel 9, Collinder 41, IC 348/LBN 758, NGC 1513, Cz 12, Cz 8, NGC 1245, NGC 1545 , Berkeley 9 , Berkeley 11 , Berk 12, Berk 68, Berk 67, NGC 1193, NGC 957, Cr 29, NGC 1348, NGC 1342, NGC 1548, MESSIER 76 ARO 2 , ARO 205-ABELL 4 , ARO206-ABELL5 , ARO207-ABELL6 , ARO 209 , ARO 19 IC 351 , ARO 76 IC 2003 , K3-64, K3-65 , K3-66 , SH2-216 LBN 742 , Melotte 20 ,

PUPPIS

Ngc 2396 , NGC 2425/ Haffner 12 , NGC 2438, M46/ NGC2437 , M 47/ NGC 2422 , NGC 2401 / CR149 , NGC 2479 , NGC 2455 , Ruprecht 27 , Haffner 18 , Haffner 19 , SH 2-311 , Ruprecht 53 , Haffner 20 , NGC 2571 / CR181 , MESSIER 93/NGC 2447 , NGC 2467 , NGC 2451 , Ruprecht 54 , NGC 2579 , Collinder 185, Ruprecht 31, Ruprecht 48, Ruprecht 153, NGC2489 , Ruprecht 43, Berkeley 41=Ruprecht 42, Haffner 16, Ruprecht 46, Czernik 31, NGC 2421 , Ruprecht 24, Collinder 155/Melotte 71, Ruprecht 26, Ruprecht 33, Haffner 25, NGC 2453, NGC 2527/Cr174 , Haffner 17, Ruprecht 155, Ruprecht 58, NGC 2546 / Cr 178 , Ruprecht 55 , Collinder 187, NGC 2533 / Collinder 175 , Ruprecht 57 , Ruprecht 41, Haffner 11 , Ruprecht 25, Ruprecht 34 / Berkeley 38 , Ruprecht 51 , NGC 2401 , NGC 2423 / Melotte 70 / Cr 153 , Haffner 24 , Ruprecht 38 , Ruprecht 39 , Ruprecht 36 , Ruprecht 21 , Ruprecht 30 , Haffner 15 , Ruprecht 52 ,NGC 2588 / CR 186 , Ruprecht 56 , Pismis 2 , NGC 2587 / Collinder 184 , NGC 2439 / Collinder 158 , Ruprecht 49 , NGC 2447 / M 93 / Collinder 160 , NGC 2509 / Melotte 81 / CR 171 , NGC 2539 / MEL 83 / CR 176 , Haffner 10, Haffner 11, Czernik 29 , ARO 539 , NGC 2452 ARO 93 , Ruprecht 37 , Ruprecht 23 , Ruprecht 29 , Trumpler 9 / Collinder 168 , NGC 2483 , Ruprecht 35 , Ruprecht 50 , Haffner 26 , Ruprecht 59 , Ruprecht 141 , Collinder 147 / Melotte 66 , Ruprecht 61 , NGC 2567 , Ruprecht 47 , NGC 2489 , Ruprecht 28 , Ruprecht 22 , Ruprecht 32 , Ruprecht 40 , Ruprecht 45 , NGC 2414 , NGC 2432 / Collinder 157 / Melotte 73, Collinder 146 / Trumpler 7 , NGC 2482 , Haffner 7, Ruprecht 44 , Haffner 22 , Collinder 135 , NGC 2580 , NGC 2477 / Melotte 78

SAGITARIUS

(CG) NGC 6440, NGC 6553, NGC 6624, M 54, Djorg 2, Palomar 8, M 70, NGC 6522, NGC 6652, Messier 28, NGC 6717, Terzan 10, Terzan 7, NGC 6569, NGC 6528, Terzan 5, NGC 6638, NGC 6723, 2MASSGC1, Palomar 10, 2MASS-GC02, UKS 1, Messier 22, Terzan 8, Messier 55, Messier 69, NGC 6544, Terzan 9, NGC 6642, Messier 75, Terzan 12, NGC 6558, NGC 6540, NGC 6558 , NGC6544/Cr366-Mel192

(CA) NGC 6520, Ru 140, Ru 139, NGC 6642, Collinder 382, NGC 6645, Ru 135, Ru 146, NGC 6494 /M23, Cr 468, Ru 131, Ru 137, CR 367, IC 1283/ Sh2-37, NGC 6595 /Cr 371, NGC 6589 - NGC 6590, NGC 6613/M 18, Ru 171, NGC 6604, Ru 134, Ru 169, , NGC 6507, NGC 6596, IC 4701, Ru 145, Cr 386, Cr 351, Ru 136, NGC 6546/Cr 365 , Biurakan 5, Cr 394, NGC 6774/Ru 147, Czernik 38, Ru 133, NGC 6506, Messier 8/SHh 2-25/NGC 6523, NGC 6514/M20, NGC 6531/ Messier 21, M 20/ M21, Cr 378, NGC 6618/Messier 17, Ru 129, Ru 168, , V-Hagen 113, Cr 469, NGC 6647, Cr 437, Cr 357, NGC 6603/ M 24, NGC 6716/Collinder 393, NGC 6530, NGC 6568, NGC 6605 , Sharpless 29 ,

SAGITTA

(CG) Messier 71/NGC6838 (CA) Berkeley 47 , Berkeley 44 , Roslund 1 , Collinder 408/Harvard 20 , Roslund 3

SCORPIUS

(CG) M 80, M 4, NGC 6144, NGC 6496, NGC 6139, NGC 6388, NGC 6441, Pismis 26, Grindlay 1, Djorg 1, NGC 6453, NGC 6256, Terzan 2, NGC 6380, Terzan 3, Terzan 4, Liller 1, Terzan 1, NGC 6496, Terzan 6, E452-11,
(CA) NGC 6178, Collinder 316, Collinder 329/Trumpler 25 , Pismis 24/OCl 1016 , Cr 335 / Trumpler 30 , NGC 6451, NGC 6192 / Collinder 309, Collinder 318 / Trumpler 24 , Ruprecht 123, Collinder 333 , NGC 6383 , Collinder 345, NGC 6396 , Collinder 343 / Trumpler 29 / Harvard 17 , NGC 6322, NGC 6216 , NGC 6124 , NGC 6242 , Collinder 332 , Ruprecht 126 , Messier 7 / NGC 6475 , Lynga 14, NGC 6268 , Collinder 302 , Ruprecht 128 , Collinder 337 / Trumpler 28 , Messier 6 / NGC 6405 , Collinder 336 / Trumpler 27 , Harvard 16, NGC 6281 , NGC 6349 , Lynga 13, NGC 6318, Cr 338, NGC 6374, NGC 6416, NGC 6425, NGC 6444, NGC 6400, Ruprecht 124, NGC 6259, NGC 6231, Ruprecht 125, Ruprecht 127, NGC 6404, Ruprecht 130,

SCULPTOR

(CG), NGC 288 (CA) Blanco 1

SCUTUM

(CG) NGC6712,
(CA) Do 28, NGC 6649, NGC 6705, NGC 6639, NGC 6694, Basel 1, NGC 6625, NGC 6664, Do 34, NGC 6631, Cr 387, Do 33, Ruprecht 141, Do 29, Do 32, Ruprecht 142, Do 31, NGC 6704, Ruprecht 143, NGC 6712, Cr 388, Ruprecht 144, Do 30, Ruprecht 170, NGC 6683

SERPENS

(CG) Messier 5 , NGC 6539 , Palomar 5 , NGC 6535 , Palomar 7 (CA) NGC 6611/M16 , Collinder 372/Trumpler 32 , NGC 6604/Collinder373 , Alexi 37 , Sh2-54, Collinder 386/Melotte 210 , Czernik 38

TAURUS

(CA) M 45/ PLEYADES, NGC 1807 /Cr 61, Do 14, NGC 1817/Cr60, Czernik 18, NGC 1746, NGC 1758, NGC 1750, Hyades /Cr50/Mel25, NGC 1647, Do-Dzim 3 , ARO 87 , ARO21 NGC 1514 , ARO 214 , Melotte 25/Hyades ,Do-Dz 4

TELESCOPIUM

(CG) NGC6584

TRIANGULUM

(CA) Cr 21

TRIANGULUM AUSTRALE

(CA) NGC 6025

TUCANA

(CG) NGC104, NGC 362

URSA MAJOR

(CA) Cr 285

VELA

(CG) NGC3201 (CA) Pismis 3 , Pismis 4 , Pismis 5 , Pismis 7 , Pismis 8 , Pismis 10 , Pismis 11, Pismis 12 , Pismis 14 , Pismis 15 , Pismis 16 , NGC 2547 , NGC 2569 , NGC 2645, NGC 2660 , NGC 2669 , NGC 2670 , NGC 267 1, NGC 2849 , NGC 2866 , NGC 2910 , NGC 2925 , NGC 2972 , NGC 2982 , NGC 3033 , NGC 3105 , NGC 3228 , NGC 3330 , Cr 123 , Cr 173 , Cr 191 , Cr 192, Cr 197 , Cr 203 , Cr 205 , Cr 208 , Cr 209, Hogg 1 , Hogg 2 , Hogg 4 , Hogg3 , Ruprecht 60 , Ruprecht 63 , Ruprecht 64 , Ruprecht 65 , Ruprecht 66 , Ruprecht 67 , Ruprecht 69 , Ruprecht 70 , Ruprecht 71 , Ruprecht 72 , Ruprecht 73 , Ruprecht 75 , Ruprecht 76 , Ruprecht 77 , Ruprecht 78 , Ruprecht 79, Ruprecht 81 , Ruprecht 82 , Ruprecht 85 , Ruprecht 87, Ruprecht 156 , Ruprecht 158 , Ruprecht 160 , IC2391 ,

VIRGO

(CG) NGC 5634

VULPECULA

(CA) M27/ NGC 6583, Cr 399 , Roslund 2, NGC 6940 , NGC 6802 , Stock 1 , NGC 6793 , NGC 6800 , Czernik 41 , King 27, NGC 6815, NGC 6827, NGC 6885, NGC 6820, NGC 6882, NGC 6800, Berk 83, NGC 6823, Roslund 4, Berk 52, NGC 6830, Sh2 87

 

 

 

CGVLs fotografadas por observatórios e astrónomos amadores em todo o mundo

 

Palomar 2

NGC 1851

E 3

Palomar 1

NGC288/Melotte3

M79

NGC 1261

AM 1

NGC 2298

NGC 2298

NGC 2808

NGC 3201

M3

NGC5466

NGC5897

NGC5634

Tucana

NGC104

NGC 104+Ngc362+SMCloud

NGC 362

Musca Australis

NGC 4372

NGC 4372&"Dark Doodad"Nebula

NGC4833

Hydra

M68

M68 ASTROMUSEO

NGC5694

Coma Berenice

(Astromuseo) M53+ NGC 5053

 

NGC5053

Centaurus

NGC5139 Omega Centauri

NGC 5286

Ruprecht 106

Lupus

NGC5824

NGC5927

NGC5986 (Astromuseo)

Serpens

M5

M5 (WH)

Palomar5

NGC6539

NGC6535

Palomar7 (Astromuseo)

Norma

NGC5946

 

Lynga 7

Scorpius

M80

M4

NGC6139

NGC6144

NGC6388

NGC6388(WH)

NGC6256

Pismis 26

NGC6139+Nebula Field

NGC6441

Terzan 1

Terzan 2

Terzan 3

Terzan 4

Terzan 6

Liller 1

Liller 1

NGC6453

NGC6453 (field)

NGC6380

NGC 6380

NGC6496

NGC6496

Djorg 1

Apus
Lira

NGC6101

IC 4499

M 56

Hercules

M13

NGC6229

M92

Ara

NGC6352

NGC6362

NGC6397

ESO280

M 107

M12

M 10

M62

Capricornius

M30 NGC7099 GCL122 MWSC3543

 

Palomar12

OPHIUCUS

M10/ NGC6254/ GCL49/ MWSC2498

NGC6284/ GCL53/ MWSC2528

M19/GCL52/NGC6273/ MWSC2519

M14

NGC6287

NGC6355

NGC6366

NGC6304

NGC6316

NGC6293

NGC6235 GCl 48 MWSC 2479

NGC6342/MWSC 2580 / GCL 61

M9

NGC6356

NGC 6401

GCL50 /Palomar 15

NGC6325/GCl 58

IC 1257

Palomar 6/ GCl 75/MWSC 2669

NGC6426

NGC6440

NGC6522

NGC6528

NGC6544-Cr366-GCL8

NGC6553

NGC6652

Terzan 5

Terzan 9

NGC6642

M 75

Terzan 11 Terzan 12

NGC6624

M 28

NGC6638

M 69

M 54

NGC 6717

NGC 6723

M 55

M 70

M 22

Terzan 10

Terzan 7

Djorg 2

Palomar 8

Terzan 8

NGC6569

Palomar10

NGC 6558

NGC 6496 GCl 80

NGC6541 GCl 86

NGC 6584 GCl 92


 

 

Scutum NGC6712      
Pavo NGC6752      
Aquila NGC6760 GLIMPSAY1 NGC 6749 Palomar11
Sagitta M71      
Delphinus NGC6934 NGC7006    
Aquarius M72 M2 NGC 7492  
Pegasus M15 Palomar13    

 

NAME Sextans C

 

A VERDADE GERARÁ A JUSTIÇA E O FRUTO DA JUSTIÇA SERÁ A PAZ.